Desenho tecnico
LAVAGEM (AMBIENTAÇÃO) DE MATERIAL VOLUMÉTRICO
O correto manuseio e utilização de equipamentos volumétricos é condição indispensável para a realização de medidas experimentais exatas e confiáveis. O trabalho experimental, a seguir, visa desenvolver aspectos básicos deste manuseio.
Sempre que uma vidraria volumétrica for usada para escoar um volume medido de solução, o filme líquido retido nesta peça deve ter, antes da medição, a mesma composição da solução a ser fornecida.
2. PROCEDIMENTOS:
Ia PARTE –Lavagem e ambientação da pipeta
Parte experimental:
Verifique a necessidade de lavagem de uma pipeta volumétrica com a própria solução a ser tomada, procedendo do seguinte modo, após as instruções dadas pelo seu professor:
• Encha uma pipeta volumétrica de 10 mL com uma solução de permanganato de potássio a 5% e deixe escoar. Verifique o filme de líquido retido na superfície interna da pipeta.
• Coloque água destilada num béquer de 50 mL e determine o número mínimo de lavagens necessário para remoção completa do permanganato, sem contaminar a água do béquer. Se sua técnica for eficiente, três lavagens serão suficientes.
• Encha a pipeta novamente com o permanganato e repita a operação de lavagem, determinando o volume de água mínimo que você precisa para remoção da cor. Recolha as águas de lavagem num cálice graduado. Se sua técnica for eficiente, umvolume menor que 5 mL será necessário.
2a PARTE –Tomada de alíquota
• Tendo em mente o exemplo realizado com o permanganato, realize operações de pipetagem observando o uso do pipetador ou pêra, aferição e transferência da alíquota.
3a PARTE–Leitura de Bureta
Confira seu aprendizado, fazendo a leitura das buretas fracionadas e comparando com o valor verdadeiro da leitura. Em seguida, encha uma bureta com água destilada e, deixando escoar volumes variados, registre suas leituras, com precisão de 0,01 mL. Utilize seu cartão de leitura.
4a PARTE–Determinação de massa