Desdobramento de função qualidade - Macarrão
DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALidade
DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE
Londrina - Paraná
2014
1 ORIGEM E DEFINIÇÃO DA QFD
O Desdobramento da Função Qualidade – QFD (Quality Function Deployment) originou-se no Japão, na década de 60 pelo japonês Yoji Akao. Tem como principal objetivo permitir que a equipe de desenvolvimento do produto, incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria, ou seja um sistema da qualidade que pode ser acoplado dentro de um ambiente de melhoria contínua.
Existem diversas publicações sobre o QFD, sendo que a grande maioria está relacionada a estudos de casos. Vários autores buscaram definir o QFD, tendo como grandes mentores Akao (1990), Eureka e Ryan (1992), King (1989) e Clausing (1994). Todas as definições giram em torno do marketing, que teve início na era da competitividade, onde a demanda por produtos é menor que a oferta, exigindo maior antecipação das empresas no que se refere as necessidades dos clientes.
Pode apresentar diversas definições, tais como:
Ser definido como a “conversão das demandas dos consumidores em características de qualidade para o produto acabado ao sistematicamente desdobrar as relações entre demandas e características(...)”.
A QFD é uma ferramenta que possibilita “ouvir” a voz do cliente e ordená-la de modo a facilitar a análise de suas necessidades que são transformadas em requisitos para a melhoria do produto na forma de especificações técnicas do mesmo.
Pode ser considerada uma ferramenta para o planejamento estratégico, pois possibilita uma simplificação do raciocínio estratégico através de um quadro que torna bem visíveis as metas e objetivos, assim como o caminho para se chegar a elas. O QFD em serviço proporciona o planejamento e gerenciamento da qualidade do serviço para manter os clientes satisfeitos.
É uma ferramenta de planejamento,