DEPARTAMENTO FINANCEIRO
O departamento financeiro é um setor que executa atividades delicadas e que trabalha diretamente com cálculos, o que exige do profissional da área um grande nível de concentração e atenção. Outro fator que contribui para a presteza dessas atividades é ter raciocínio lógico, ter conhecimentos e habilidades com a matemática, caso contrário, fica difícil exercer essa função.
Atividades desenvolvidas no departamento financeiro
Planejamento financeiro: responsável por elaborar o fluxo de caixa, buscar alternativas de investimentos e financiamentos e, além disso, analisa toda a estrutura de capital da empresa. O agendamento de pagamentos e cobranças deverá estar disponível para que se possam entender os fluxos de entrada e de saída de dinheiro futuros. Para empresas multinacionais, tais dados deverão ser recolhidos a partir das filiais e consolidados para análise;
Contas a receber: Representa os registros das receitas que entram na empresa, aqui no contas a receber você se programa para uma semana, quinzena, e outros.
Contas a pagar: responsável por controlar os pagamentos realizados pela empresa, por exemplo: fornecedores, colaboradores, impostos e dentre outros.
Tesouraria
É o setor responsável pela administração do caixa da empresa. Qualquer pagamento ou recebimento realizado deve passar pelo seu controle.
Na tesouraria, as saídas e as entradas de dinheiro da empresa são controladas e registradas diariamente. Esse registro é chamado de Movimento Diário de Caixa.
A tesouraria controla ainda os saldos bancários das contas correntes da empresa, visto que muitos pagamentos podem ser feitos por meios eletrônicos e não por dinheiro vivo. Veja, no final deste capítulo, um pequeno vocabulário com os principais termos bancários.
Controladoria
Como o próprio título sugere, a controladoria executa o trabalho de supervisão e controle das questões financeiras. Por conta disso, ela precisa estar envolvida com todos os demais setores da