Departamentakização

1979 palavras 8 páginas
DEPARTAMENTALIZAÇÃO
É a divisão da empresa em departamentos, com a finalidade de melhor compreender a estrutura da entidade e, assim, racionalizar a alocação dos custos, visando uma adequação da estrutura organizacional com sua dinâmica de ação mais eficiente Sendo este conceito aplicado a qualquer espécie de empresa (industrial, comercial, serviços etc). Em uma indústria, por exemplo, existe uma gama muito grande de departamentos, sendo que para a contabilidade de custos interessa apenas aqueles ligados aos produtos fabricados e aos que prestam serviço de daqueles. Desta forma, há a necessidade de dividir as atividades por departamentos:
FORMAS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO:
Quantidade- Pessoas são divididas por grupos e executam tarefas por grupos, sob ordem dos chefes. A variação é feita em turnos.
Funcional- A Departamentalização funcional agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional. Assim todos os indivíduos que executam funções semelhantes ficam reunidos, todo o pessoal de vendas, todo o pessoal de contabilidade, todo o pessoal de secretaria, todas as enfermeiras, e assim por diante. É o critério mais utilizado nas empresas.
Territorial / Geográfica- É o agrupamento de atividades de acordo com os lugares onde estão localizadas as operações. Utilizada em empresas territorialmente dispersas. Uma empresa de grande porte pode agrupar suas atividades de vendas em áreas do Brasil como a região Nordeste, região Sudeste, e região Sul.Conhece as necessidades de cada região, facilitando na tomada de decisão. Porém tem menor controle e é necessário duplicar instalações e pessoal.
Produtos e Serviços- É feito de acordo com as atividades inerentes a cada um dos produtos ou serviços da empresa A alocação de capital é feita de forma específica, maximizando os recursos. Facilita na criatividade e inovação. Por outro lado aumenta

Relacionados