densidade
Experimento 1 – Determinação da densidade de sólidos e líquidos. Data: 14/02/2014
1. OBJETIVOS
Calcular a densidade de materiais sólidos – regulares e irregulares.
Determinação da densidade de líquidos com Picnômetro e densímetro.
Trabalhar algarismos significativos e média aritmética.
2. LEITURA RECOMENDADA
Como se utiliza o densímetro e o Picnômetro na determinação de densidades.
Volumes de sólidos regulares e irregulares: fórmulas de sólidos geométricos e método da proveta.
Estatística: experimentos em duplicatas/triplicatas e média aritmética.
Artigo da ChemKeys postado no aluno on line.
Pesquise previamente (pode ser pela internet) as densidades de todas as substâncias que serão analisadas. 3. INTRODUÇÃO TEÓRICA
A densidade é uma propriedade da matéria que relaciona massa e volume. Em outras palavras, ela define a quantidade de massa de uma substância contida por unidade de volume.
Densidade = massa / volume
(d = m/V)
O conceito de densidade pode ser facilmente entendido na prática comparando objetos feitos a partir de diferentes substâncias, mas de mesmo volume. Portanto, sólidos com o mesmo volume – porém feitos de diferentes materiais - terão massas distintas, ou seja, materiais diferentes têm densidades diferentes.
Imagine vários cubos, todos com o mesmo tamanho - com as dimensões de cubos de gelo, por exemplo - porém feitos de materiais diferentes, como: metal, plástico e o próprio gelo. Logicamente, os cubos terão massas diferentes. O cubo de metal será o mais pesado de todos e o de plástico o mais leve.
Entretanto, nem sempre essa comparação será tão óbvia, pois dependerá dos materiais utilizados. Se compararmos cubos com 1 cm³ feitos de diferentes metais, perceberemos que cubos de alguns metais terão massas bem diferentes e outros, nem tanto. Isso ocorre porque entre os metais as densidades variam em um intervalo bastante grande, como mostra a