Degradação ambiental
Grupo:
Degradação Ambiental
A degradação ambiental é o conjunto de fatores que prejudicam o meio ambiente, normalmente oriundos de atividades humanas. O principal fator de degradação ambiental é a poluição em seus diversos níveis e formas, como poluição dos corpos de água (lagos, rios e mares), do ar, do solo, etc. O fato de a matriz energética principal do mundo ainda ser constituída por combustíveis fósseis (carvão e petróleo), a combustão dos mesmos gera grandes quantidades de dióxido de carbono, que retém o calor na atmosfera (efeito estufa), agravando assim o aquecimento global, o qual, por sua vez, faz com que catástrofes naturais como inundações e furacões, por exemplo, sejam mais intensos, o que também afeta o meio ambiente. Outro bom exemplo é o abuso de pesticidas em lavouras comerciais, os quais são conduzidos pela água da chuva para rios e lagos, contaminando toda a cadeia alimentar desses ecossistemas, agravando assim a degradação ambiental. O desmatamento ilegal e as queimadas para limpar o terreno para produzir pastagens também geram degradação ambiental.
Principais Formas de Degradação
Desmatamento
[pic]
O desmatamento é um processo que ocorre no mundo todo, resultado do crescimento das atividades produtivas e econômicas e, principalmente, pelo aumento da densidade demográfica em escala mundial, pois isso coloca em risco as regiões compostas por florestas.
A exploração que naturalmente propicia devastação através das atividades humanas já dizimou, em cerca de 300 anos, mais de 50% de toda área de vegetação natural em todo mundo.
A atividade de extrativismo vegetal é extremamente importante em vários países como o Brasil, com predomínio de florestas tropicais, assim como a Indonésia e o Canadá com florestas temperadas, e essa extração coloca em risco diversos tipos de vegetações distribuídas no mundo.
Atualmente a destruição ocorre em “passos