Definições do MIB
1 – Defina MIB II
A MIB é uma base de dados onde ficam armazenados os dados que estão sendo gerenciados onde são exposta de forma hierárquica.
A MIB 2 é a definição da MIB 1 melhorada que permite expansão para melhoramentos específicos da empresa, ela também foi feita para gerenciamento de redes baseados no protocolo TCP/IP. A MIB II tornou-se o padrão utilizado atualmente, tornando-se obsoleta a MIB I.
Cada parte da informação da árvore é um nó rotulado que contém um identificador de objetos (OID), e uma pequena descrição textual.
2 – Pesquise duas MIBs diferentes
Além das MIBs Padronizadas, cada fabricante pode definir a sua MIB oque seria as MIBs proprietarias. Exemplo:
- Uninterruptible Power Supply MIB (RFC 1628) – é para utilização e monitoração de equipamentos do tipo UPS, ele representa o OID compilado e inclui apenas alto nível de informações compiladas
RMON 2 MIB (RFC 1757) – è utilizado para monitoramento de tráfegos de redes LANs remotamente fornecendo informações completas para diagnosticos de falhas na rede, planejamento e ajuste de desempenho para os administradores de rede.
3 – Defina OID
É um identificador de cada nó, ele é composto pelo OID de seu pai mais o seu próprio identificador relativo;
4 – Escreva 4 OID e o caminho de cada um na árvore e suas funções
Grupo TCP – Protocolos TCP
Descrição textual: iso.org.dod.internet.mgmt.mib-2.tcp
OID: 1.3.6.1.2.1.6
Componentes (Apenas Alguns): tcpConnTable(13): Uma tabela contendo informações de conexão TCP específicas. tcpConnState(tcpConnEntry 1): O estado da conexão TCP. tcpConnLocalAddress(tcpConnEntry 2): O endereço IP local para esta conexão TCP. No caso de uma conexão no estado ouvindo disposta a aceitar conexões para qualquer interface IP associado ao nó, o valor 0.0.0.0 é usado. tcpConnRemAddress(tcpConnEntry 4): O endereço IP remoto para essa conexão TCP. tcpConnRemPort(tcpConnEntry 5): O número da porta remota