Deficienca na empresa
Um dos principais desafios das organizações é lidar com a diversidade, ou seja, adaptar-se às diferenças entre as pessoas, seja em termos de raça, etnia, sexo e demais pessoas que fujam da norma convencional, como as pessoas portadoras de deficiência. O tema escolhido foi devido a sua relevância social, acreditando que pode esclarecer um pouco mais, à sociedade e às empresas, que as pessoas portadoras de deficiência têm um grande potencial para ingressarem no mercado de trabalho.
Para justificar a necessidade do estudo sobre o tema apresentado a seguir, pode-se aludir a crescente procura pelos empregadores na contratação dos portadores de deficiência, e ao mesmo tempo as dificuldades encontradas.
O Paraná é o quinto estado Brasileiro onde tem maior numero de portadores de deficiência física, e Londrina está em sexto lugar da cidade paranaense com o maior numero de portadores de deficiência física.
O estudo partiu da seguinte problemática: Quais as barreiras que as empresas londrinenses encontram, para que possam contratar portadores de deficiência física?, Onde traçou como objetivo geral o de demonstrar as dificuldades dos portadores de algum tipo de deficiência, para entrar no mercado de trabalho, juntamente com as devidas adaptações na qual a empresa deve ter nas ferramentas de trabalho, acessibilidade, acompanhamento desse novo e crescente tipo de trabalhador, mostrando assim uma empresa de responsabilidade social e apresentar a visão do Administrador diante dessa questão.
Também foram demonstradas as vantagens e desvantagens da empresas em contratar um profissional com algum tipo de deficiência, juntamente com os tratamentos especiais que o mesmo deve ter dentro da instituição.
Para impender seus objetivos o estudo contou com uma pesquisa bibliográfica para o fornecimento de dados teóricos que o fundamentasse, além de um estudo de caso para a averiguação do tema, realizado em empresas comerciais localizadas na cidade de Londrina.