ddsss fgsgddg hh2

397 palavras 2 páginas
Resumo 2.2

O Diagrama de Casos de Uso tem o objetivo de auxiliar a comunicação entre os analistas e o cliente.
Um diagrama de Caso de Uso descreve um cenário que mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista do usuário.
O cliente deve ver no diagrama de Casos de Uso as principais funcionalidades de seu sistema.
O diagrama tem de ser feito de uma forma simples e inteligível para que o cliente possa entender como o sistema funcionara.
Esse diagrama documenta o que o sistema faz do ponto de vista do usuário. Em outras palavras, ele descreve as principais funcionalidades do sistema e a interação dessas funcionalidades com os usuários do mesmo sistema.
O diagrama de Casos de Uso procura, por meio de uma linguagem simples, possibilitar a compreensão do comportamento externo do sistema por qualquer pessoa, tentando apresentar o sistema através de uma perspectiva do usuário. É, dentre todos os diagramas da UML o mais abstrato e, portanto o mais flexível e informal. Ele costuma ser utilizado principalmente no início da modelagem do sistema, principalmente nas etapas de levantamento e Análise de Requisitos, embora venha a ser consultado e possivelmente modificado durante todo o processo de engenharia e sirva de base para a modelagem de outros diagramas.
Por mais abstrato que seja ele é de grande ajuda para auxiliar o engenheiro de software a dar um ‘rumo’ ao sistema.
O Diagrama de Casos de Uso é de grande auxílio na etapa de Análise de Requisitos, ajudando a especificar, visualizar e documentar as características, funções e serviços do sistema desejados pelo usuário. O Diagrama de Casos de Uso tenta identificar os tipos de usuários que irão interagir com o sistema, quais papéis esses usuários irão assumir e quais funções serão requisitadas por cada usuário específico.
Por utilizar uma linguagem informal e apresentar uma visão geral do comportamento do sistema a ser desenvolvido, o Diagrama de Casos de Uso pode e deve ser apresentado durante as

Relacionados