DAVID RICARDO
QUEM FOI
Considerado um dos maiores economistas de seu tempo, e também, ainda hoje, sendo considerado o legitimo sucessor de Adam Smith na divulgação da nascente Economia Política. Suas obras atingem vastas áreas da economia, tais como: política monetária, teoria dos lucros, teoria da renda fundiária e da distribuição, teoria do valor e do comércio internacional sendo que muito desses temas permanecem atuais até os dias de hoje, David Ricardo deixa bases conceituais que seriam as mais importantes na economia por muitos anos.
David Ricardo nasceu em Abril de 1772, era filho de um rico capitalista inglês, que fez fortuna na bolsa de valores, após ter migrado da Holanda para Inglaterra. O jovem Ricardo teve mais êxito que seu pai na bolsa de valores, tendo se transformado num homem muito rico antes dos seus 30 anos, como operador da Bolsa de Valores em Londres. E também se envolveu na política participando ativamente nas atividades parlamentares. Ele defendeu oposições liberais, tais como, a reforma parlamentar, o refúgio universal, o voto secreto, o livre câmbio, a liberdade de imprensa e de palavra, a redução da dívida pública por meio de imposto sobre o capital e a reforma do banco da Inglaterra.
Em 1799, leu a “Riqueza das Nações” de Adam Smith, e, desde então, até sua morte, passou o tempo estudando e escrevendo sobre questões de economia política e aumentando sua fortuna. É de aceitação geral considerá-lo o teórico mais rigoroso entre os economistas clássicos. Sua capacidade de construir um modelo abstrato de como funcionava o capitalismo e dele deduzir todas as suas implicações lógicas foi insuperável, em sua época. Além disso, sua teoria econômica estabelece um estilo de modelos econômicos abstratos e dedutivos que vêm dominando a teoria econômica até hoje. Como Adam Smith, ele deveria exercer uma poderosa influência tanto sobre o marxismo radial, quanto sobre as tradições neoclássicas conservadoras da teoria econômica em todo o restante do