Darw & Larmarkc

378 palavras 2 páginas
Darwinismo é um conjunto de movimentos e conceitos relacionados às ideias de Transmutação de espécies, selecção natural ou da evolução, incluindo algumas ideias sem conexão com o trabalho de Charles Darwin.1 A característica que mais distingue o darwinismo de todas as outras teorias é que a evolução é vista como uma função da mudança da população e não da mudança do indivíduo.
Lamarckismo
é uma teoria desenvolvida pelo biólogo francês Jean-Baptiste Lamarck no começo do século XIX. Esta teoria tem como objetivo principal explicar a evolução das espécies. Lamarck publicou sua teoria no ano de 1809, no livro “Filosofia Zoológica”, sendo que ela foi de grande importância para as Ciências Biológicas, pois serviu de base para o trabalho de Charles Darwin. Lei do uso e desuso
- De acordo com Lamarck, um órgão do corpo humano se desenvolve cada vez mais na medida em que é mais usado. Por outro lado, por atrofiar e até desaparecer caso seja pouco utilizado. Lei da transmissão hereditária dos caracteres adquiridos - Esta lei complementa a primeira. De acordo com Lamarck, as características adquiridas por uma espécie, em função do uso e desuso dos órgãos, são transmitidas de geração para geração, ou seja, hereditariamente. As mudanças no meio ambiente são indutoras das transformações nos órgãos dos animais.
Diferença entre Lamarckismo e Darwinismo
Lamarck acertou ao afirmar que órgãos podem se desenvolver com o uso e atrofiar com o desuso. Porém, a teoria de que estas características são transmitidas hereditariamente mostrou-se incorreta pela Ciência, principalmente pela Teoria da Evolução das Espécies do naturalista inglês Charles Darwin.
Darwin conseguiu demostrar, através da teoria da seleção natural, que os indivíduos mais fortes e adaptados de uma espécie tendem a alcançar mais facilmente a fase adulta e gerar novos indivíduos com estas características favoráveis ao desenvolvimento. Os mais fracos ou com características pouco favoráveis para o

Relacionados