darcy ribeiro
UAB - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
NOVA IGUAÇU
2014
FILÓSOFO CONTEMPORÂNEO: DARCY RIBEIRO
Trabalho de apresentação para o curso de Mestrado em: Educação para a obtenção de nota na disciplina de fundamentos filosóficos e epistemológicos da educação.
NOVA IGUAÇU
2014
INTRODUÇÃO
Darcy Ribeiro, nasceu em Montes Claro, Minas gerais em 1922, filho de educadora, bacharel em ciências politicas pela escola de sociologia da USP e 1946. Foi Etnólogo do Serviço de Proteção aos Índios – SPI (1949), criador do museu do índio, viveu em função dos índios, professor de antropologia na fundação Getúlio Vargas e de etnografia brasileira na faculdade nacional de filosofia da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro; Foi ministro da educação e cultura em 1961, Ministro Chefe da Casa Civil da presidência da república.
Com o golpe Militar de 1964 foi obrigado a exiliar-se, ele assessorou diversos governos latino americanos em reforma universitária, como a do Uruguai, Chile Peru e Venezuela. Com base em sua experiência como organizador da universidade federal de Brasília.
De volta ao Brasil em 1982 com estabelecimento das eleições diretas foi eleito vice-governador e secretário de educação do mesmo governo de 1983 – 1986 entrando para academia brasileira de letras em 1992, eleito senador em 1990, permaneceu no mandato ate sua morte em 1997.
Entre suas obras podemos citar: “línguas e culturas indígenas do Brasil”, “Maíra”, “Utopia Selvagem”, “O Povo Brasileiro”, entre outros.
DESENVOLVIMENTO
Darcy Ribeiro, teve grande importância, tanto no Rio de Janeiro como no Brasil após a ditadura. No Rio de Janeiro principalmente possibilitou a ampliação do acesso à escola melhorias e sua qualidade no âmbito nacional.
Trabalhou no processo de discussão da