DA IGUALDADE DAS OPORTUNIDADES E O PRINCÍPIO DA IGUAL CONSIDERAÇÃO DOS INTERESSES NA CONCRETIZAÇÃO DA IGUALDADE: UM DIÁLOGO ENTRE SINGER E BOBBIO.

3428 palavras 14 páginas
“A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade. O mais são desvarios da inveja, do orgulho, ou da loucura. Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real. Os apetites humanos conceberam inverter a norma universal da criação, pretendendo, não dar a cada um, na razão do que vale, mas atribuir o mesmo a todos, como se todos se equivalessem”.
Rui Barbosa

A discussão acerca da igualdade não é nova. Trata-se de objeto de inquirição de teóricos, filósofos, juristas. A necessidade de se estabelecer um conceito sobre igualdade e, por conseguinte aplicá-lo, permeou o imaginário dos agentes supracitados bem antes mesmo da razão se tornar o único meio se obter conhecimento, verdade. Para NICZ (2010), em toda a sociedade, independente de sua organização, a igualdade é centro para debates, seja no plano político, seja no filosófico, seja no social. E o foco é a diminuição das desigualdades ou uma procura de uma maior isonomia. Para BOBBIO (1997), é um tema constante nas ideologias humanas, além de ser objeto de aspiração perene dos homens vivendo em sociedade. O douto autor explica que “igualdade é um valor supremo de uma convivência ordenada, feliz e civilizada” (BOBBIO, 1997, p. 11). Ainda na esteira de Noberto Bobbio, existe uma dificuldade em estabelecer um significado descritivo de igualdade, por causa de sua indeterminação. “É preciso que se especifique com que entes estamos tratando e com relação a que são iguais” (BOBBIO, 1997, p. 11). A igualdade se configura sempre num plano de relação com outro, sempre na construção de uma relação formal. O atributo da igualdade não é atribuído a um individuo somente, mas a indivíduos, ligados entre si, coesos em uma mesma categoria. O presente ensaio tem como objetivo tecer algumas

Relacionados