Câncer de Estomago
Professora Karla Suzana Moresco
Câncer no Estômago
Turma de Fisioterapia
Grupo: Camila Mombru, Cassandra Rodrigues, Gabriel Zimmer e Matheus Nunes
Porto Alegre dia 04 de junho de 2014 Existem tipos diferentes de câncer que podem ocorrer no estômago. O mais comum é chamado adenocarcinoma
A incidência da maioria dos tipos de adenocarcinoma gástrico tem diminuído com o passar dos anos. Especialistas acreditam que a queda na incidência pode estar relacionada ao fato de as pessoas estarem comendo menos alimentos com sal, conservados e defumados.
Os fatores de risco do câncer gástrico são:
Histórico familiar de câncer gástrico Infecção pela bactéria Helicobacter pylori (uma bactéria comum que também pode causar úlceras estomacais)
Histórico de pólipo gástrico adenomatoso maior do que 2 centímetros Histórico de gastrite atrófica
Histórico de anemia perniciosa
Fumo
Sintomas de Câncer de estômago:
Repletação ou dor abdominal
Fezes escuras
Dificuldade para deglutir, especialmente dificuldade que aumenta com o tempo
Eructação excessiva
Declínio geral na saúde
Perda de apetite
Náusea e vômito
Repletação abdominal prematura após as refeições
Vômito de sangue
Fraqueza ou cansaço
Perda de peso (involuntária)
Tratamento de Câncer de estômago
A remoção cirúrgica do estômago (gastrectomia) é o único tratamento curativo. A radioterapia e a quimioterapia podem ajudar. Para muitos pacientes, a quimioterapia e a radioterapia feitas após a cirurgia melhoram a probabilidade de cura. Para pacientes que não podem ser submetidos a cirurgia, a quimioterapia ou a radioterapia podem melhorar os sintomas e prolongar a sobrevivência, mas provavelmente não curarão o câncer. Para alguns pacientes, um procedimento cirúrgico de bypass pode aliviar os sintomas.
A maioria dos pacientes no período pós-operatório de cirurgia abdominal alta, como gastrectomia total queixam-se de dor, levando o