Cultura indígena
Com a realização deste trabalho pretendo associar os estudos referentes aos vários conceitos sobre percepção, representação e memória, com o tema: A cultura.
A cultura deixa de ser apenas uma palavra a mais, e passa a ser algo observado e estudado pela sociedade. Hoje em dia, vivemos na era da globalização e da tecnologia avançada, porém não deixamos de viver em um meio a qual a cultural ainda prevalece e influência no comportamento humano.
Desde que nascemos à cultura nos é apresentada e muitas vezes não compreendemos o que nos é imposto, nos comportamos como foi instruído por nossos antepassados sem questionarmos o conhecimento do senso comum, e acabamos nos acomodando com as informações passadas sem procurar uma razão científica para tal coisa. Porém algumas pessoas buscam interiormente seus próprios valores para aplica-los na sociedade de forma correta.
O modo com que nos relacionamos com o mundo está relacionado com o que nós percebemos. Através dos órgãos sensoriais, recebemos estímulos como, por exemplo: Os olhos que recebem estímulos luminosos. Podemos obter uma alta Percepção Sensorial. Ao visualizarmos pela primeira vez a cultura indígena prestamos atenção e percebemos as características da tribo, como pinturas coloridas no corpo e uso de penas como enfeite. Essa imagem ficará conosco de certa forma, interfere nas nossas relações, escolhas, enfim, em nossas vidas.
No Brasil a cultura indígena está sendo ameaçada pelo contato que os índios têm com os brancos. Por outro lado esse contado acaba ajudando a tribo no combate a doenças como sarampo, gripe, sífilis e outras. 70% da população brasileira possui uma herança sanguínea dos índios ou negros.
A cultura indígena é bem diversificada das outras e possui vários costumes como sua alimentação que é retirada da natureza, o hábito de tomar muitos banhos de rio durante o dia, as caças, cerimônias e rituais entre outros. Todos esses costumes são conservados com o passar do tempo,