cultura indiana
Introdução
- A cultura indiana é muito rica e diversificada. É uma cultura milenar que recebeu, com o passar dos séculos, várias influências orientais e ocidentais. Representa uma das civilizações mais antigas da história.
Os indianos andam sobre camelos e elefantes, têm ratos como animal de estimação e vacas como animais sagrados.
Mas a definição é simplista e não alcança a grandeza do país dividido por castas - que não são classes sociais, porque não são definidas por critério financeiro, e sim, pelo que a pessoa é. Independentemente dos bens que venha acumular, o indivíduo nasce e morre dentro da sua casta, transmitindo-a a seus filhos.
Na Índia, até á pouco tempo atrás, só poderia haver casamentos entre duas pessoas que pertencem à mesma casta.
Filosofia e religião Indiana
A filosofia indiana está muito ligada a religião. As principais correntes filosóficas são: budismo, yoga, jainismo, tantra, bramanismo e Sankhya.
Relativamente ao caso de castas, embora tenha sido oficialmente extinto, ainda faz parte da cultura hindu, embora tenha sido modificado no seu formato original. No sistema antigo, as pessoas eram divididas de acordo com sua posição social. Os grupos (castas) eram: brâmanes (religiosos e nobres), xatrias (guerreiros), vaixias (agricultores e comerciantes), sudras (escravos) e párias (sem castas).
A religião na Índia é muito forte, pois é considerada um dos berços religiosos das civilizações antigas. Grande parte dos indianos são seguidores do hinduísmo. Porém, existem também praticantes do islamismo, budismo, jainismo, siquismo e cristianismo.
Festas Indianas
Grande parte das festividades indianas relacionam-se com aspectos religiosos. As principais festividades são:
- Holi, Festival das Cores (de fevereiro à março);
- Khumba Mela (festival religioso que ocorre quatro vezes a cada doze anos);
-Ganesha Festival (agosto e setembro) ;
- Festival das Luzes (Diwali).
Dança e música indiana
A dança mais popular