Cuidados paliativos
EM ENFERMAGEM
MANAUL DE NORMAS E ROTINAS
Hospital São Vicente Ubá
Acadêmicos: Raphael Ignacchiti Nei Tiburcio
Nota inicial:
Este Manual de Normas e Rotinas não é (nem nunca será) um “produto” acabado. Nele estão incluídas muitas das Normas e Procedimentos que são praticas em geral em todos os serviços de saúde. Contudo, outras irão sendo incluídas oportunamente. Além disso, a evolução do conhecimento faz com que, muitas vezes, seja necessário proceder a alterações em diferentes passos das Normas; e também essas alterações serão feitas, conforme as oportunidades.
Pretendemos com esse Manual normatizar, padronizar e aprimorar a qualidade das ações dos profissionais do setor, devendo desta forma prover um instrumento facilitador, ressaltando a importância de uma assistência humanizada, de forma harmônica e integrada para a segurança e eficiência dos atos, para com os usuários do serviço de saúde e também as pessoas que os acompanham.
Note que as Normas e Procedimentos não surgem neste Guia por nenhuma ordem sequencial pré-estabelecida. Assim, deverá procurar no Índice a página em que cada Norma pode ser consultada. Considere então este Guia não como um Livro com Introdução e Conclusão, mas como uma Sebenta que irá sendo construída ao longo do tempo, em função das circunstâncias.
A enfermagem como parte integrante da equipe de saúde busca implementar o estado de equilíbrio e prevenir o estado de desequilíbrio, tornando o cliente independente pelo ensino do auto-cuidado.
Esperamos também que as boas relações humanas e o profissionalismo sempre prevaleçam sobre as tensões, inevitáveis nesse tipo de trabalho.
ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO COORDENADOR
-Participar da elaboração de normas, rotinas e procedimentos do setor;
-Realizar planejamento estratégico de enfermagem;
-Participar de reuniões quando solicitado e promover reuniões com a equipe de trabalho;
-Executar rotinas e procedimentos pertinentes à