Cuidados de enfermagem na nutrição do paciente
NAS NECESSIDADES NUTRICONAIS DO PACIENTE
Aluna: Eunyke
BREVE HISTÓRICO
Desde a antiguidade a humanidade utilizava os alimentos e ervas para fins medicinais;
A dietoterápica é uma ferramenta da saúde, para tratamento e prevenção de enfermidades, levando ao organismo a adquirir os nutrientes necessários para a boa evolução do status de saúde.
Nos procedimentos nutricionais, é essencial reconhecer que cada paciente é único e necessita de uma prescrição individualizada da dieta.
Na individualização, alguns fatores devem ser considerados, como: peso, altura, necessidades calóricas, distribuição dos macros nutrientes, restrição de nutrientes (ex.: sódio, potássio, proteínas, carboidratos simples e outros), hábitos e preferências alimentares. Entretanto, a padronização das dietas hospitalares significa um grande custo-benefício, possibilitando também a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos.
CONHECENDO AS NECESSIDADES NUTRICIONAIS DO PACIENTE
* Conheça o seu cliente realizando Exame Físico e Anamnese; * Aparência Geral; * Integridade da Pele; * Condição dos dentes; * Capacidade de mastigar e de Engolir; * Reflexo de Náusea; * Características da pele e dos cabelos; * Flexibilidade das articulações; * Força Muscular; * Atenção e Concentração; * Condição Nutricional.
Qual o Diagnóstico do seu cliente: Por que ele está internado?
* Qual o impacto da alimentação na sua recuperação;
* Quais as suas limitações;
* Quais as doenças de base (DM, HAS, ICC, IRC, (Intolerâncias e alergias)).
Cuidados de enfermagem na nutrição oral do paciente
* Conheça os Exames Laboratoriais do seu cliente: * Nível de Glicose; * Nível de Na; * Nível de Ca; * Nível triglicérides; * Hemoglobina; * Albumina
Conheça as Queixas do seu Cliente:
* Auto-relato do nível de apetite; * Síndromes de Abstinência; * Diarreia; *