CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO RN PRÉ TERMO
Deve-se secar bem o recém- nascido, remover campos úmidos e não realizar higiene até a estabilização clínica. A estabilização da temperatura é um cuidado crucial para enfermagem devido às sequelas que podem gerar a variação brusca da temperatura, levando até mesmo à morte do neonato.
Mantê-lo em ambiente aquecido: incubadora ou berço de calor radiante. A temperatura da incubadora deve ser entre 35.8 a 36.2°C, com parede dupla de proteção. A temperatura deve ser rigorosamente observada, pois a hipotermia não tratada pode levar à morte e à hipertermia, e tem como consequência apneia, aumento do metabolismo e hemorragia periventricular.
Os mecanismos de perda de calor são: evaporação: desde o nascimento em contato com secreções e umidade, condução: ao colocar o neonato em bancadas frias como balanças e a radiação: ambiente frio, mesmo sem contato direto com a pele do paciente, há perda de calor para o ambiente. Exemplo: janelas e paredes da incubadora, convecção: é a perda de calor para o ambiente mais frio, como a sala de parto resfriada para conforto da equipe de saúde. Aspecto geral e comportamento.
A Enfermagem ao realizar exames físicos ao RNPT, deverá estar atenta para as características tais como:
Peles e anexos, (Quanto a aspectos e coloração);
Cabeça
Tórax
Abdômen
Genitais
Membros
Ao Prestar a assistência ao RN a Enfermagem deverá:
Atender adequadamente os RN’s em suas necessidades, auxiliando no processo de adaptação da vida extrauterina.
Equipe deve ser experiente, hábil e integrada.
Equipamentos conferidos e testados.
Cuidados Imediatos e Recepção do RNPT
Prevenir perda de calor
Manter vias aéreas pérvias
Laqueadura do cordão umbilical
Avaliação da vitalidade
Profilaxia da doença hemorrágica
Exame físico simplificado
Credeização (é o procedimento de pingar uma gota de nitrato de prata nos olhos do bebê para se evitar a conjuntivite gonocócica).
Identificação