Cuidados de Enf
d) Controle emocional. Apoio psicológico.
A enfermagem deve visar o bem estar do paciente como um todo. Ajudando-o, passando segurança, auxiliando. Fazendo um trabalho humanizado para ele e a família/acompanhante. e) Crise convulsiva
Ataque episódico, que resulta da alteração fisiológica cerebral e que clinicamente se manifesta por movimentos rítmicos involuntários e anormais, que são acompanhados de alterações do tónus muscular, esfíncteres e comportamento. A enfermagem deve ser capaz de atuar rapidamente. Imobilizando a vitima, mantendo as vias aéreas desobstruídas, aspirar secreções se necessário, afrouxar roupas apertadas.
3 – Sistema digestório
r) Dieta parenteral. Artesanal ou industrializada. Cuidados.
A Dieta parenteral pode ser utilizada tanto como terapia exclusiva quanto como de apoio, dependendo basicamente da capacidade fisiológica de digestão e/ou absorção de cada paciente. A enfermagem deve manter informado os familiares do paciente o tipo de procedimento em que ele está submetido, orientando sobre como e quando deve oferecer alimentos. A administração da alimentação parenteral são a periférica e a central. Na primeira podem ser somente oferecidas soluções hipoosmolares, hipoconcentradas e as gorduras. Já na segunda há infusão de soluções hipertônicas de glicose e proteínas, vitaminas entre outros.
n) Etilismo
A enfermagem devera participar de vários programas de atendimento ao paciente etilista. Visando abordar o problema e promover relacionamento interpessoal, através da empatia, sensibilizando o individuo para o tratamento e a se responsabilizar pela memoria na sua qualidade de vida. A enfermagem ajuda o dependente de álcool em sua reabilitação, promovendo uma assistência direta para o individuo, família e comunidade.
4 – Sistema ginecológico e obstétrico
g) Escala de Apgar
Os aspectos avaliados são: frequência cardíaca, esforço respiratório, tônus muscular, irritabilidade reflexa e