Cristianismo
Por que o Cristianismo precisa relacionar-se com as Culturas;
O Cristianismo precisa se relacionar com as culturas porque ele faz parte delas. Se o cristianismo deseja ser uma religião que se integra na vida das pessoas, então ele deve se integrar dentro das outras culturas. É importante que ele se integre de uma maneira não repressiva, respeitando e aceitando os seus limites. Cada pessoa tem sua própria cultura, então o cristianismo não deve impor todas as maneiras como a pessoa vive, mas deve passar os dogmas da fé.
Qual a forma mais adequada desta relação: indicar o nome e explicar em que consiste e dar as razões;
A forma mais adequada desta relação é a Inculturação da Fé. É a maneira positiva do Cristianismo se orientar dentro das diferentes culturas. A Inculturação da Fé vem de uma relação baseada no respeito, no diálogo, na contextualização e na inserção pedagógica.
c) Qual a forma menos adequada desta relação: indicar o nome, explicar em que consiste e dar as razões.
A forma menos adequada desta relação é a Transculturação da Fé. Na Transculturação não ocorre o mesmo que na Inculturação, trata-se de um processo que gera dificuldades e equívocos pois não há um diálogo. A Transculturação foge da inspiração evangélica, pois ensina os fiéis a serem da mesma maneira, criando conflitos na base do etnocentrismo.
Sobre a relação entre Cristianismo e Ciência:
a) Como tem sido esta relação ao longo da História das sociedades, sobretudo a Ocidental?
A relação entre Cristianismo e a Ciência ao longo da História sempre foi conturbada, uma história de guerras e tensões contínuas. Desde o início foi conturbada, desde os primórdios do Renascimento quando havia Inquisição que perseguia todos os estudiosos por causa dos dogmas da fé. Entretanto, com o passar dos anos, essa relação vem melhorando bastante. Apesar de sempre existir um desentendimento entre Cristianismo e