Crise 1929
O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves, que à temperatura ambiente e pressão atmosférica, permanece no estado gasoso. Não é tóxico e é mais leve que o ar. É uma fonte de energia limpa, que pode ser usada nas indústrias, substituindo outros combustíveis mais poluentes, como óleos combustíveis, lenha e carvão. É uma energia de origem fóssil, resultado da decomposição da matéria orgânica fóssil no interior da Terra, encontrado acumulado em rochas porosas no subsolo, frequentemente acompanhado por petróleo, constituindo um reservatório. No Brasil, O uso do gás natural é quase exclusivo em cocção de alimentos e aquecimento de água. Na indústria, o gás natural é utilizado como combustível para fornecimento de calor, geração de eletricidade e de força motriz, como matéria-prima nos setores químico, petroquímico e de fertilizantes, e como redutor siderúrgico na fabricação de aço. Na área de transportes, é utilizado em ônibus e automóveis, substituindo o óleo diesel, a gasolina e o álcool.
Os principais pontos positivos do gás natural são:
A instalação segura e o fornecimento ininterrupto;
Se dispersa rapidamente na atmosfera em caso de vazamento;
Protege o meio ambiente e colabora para acabar com a poluição;
A combustão é limpa, com reduzida emissão de poluentes e melhor rendimento térmico, o que possibilita redução de despesas com a manutenção e melhor qualidade de vida para a população.
Já os pontos negativos:
Por ser um combustível fóssil, trata-se de uma energia não renovável;
Apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão.
Fontes de pesquisa: http://www.compagas.com.br/index.php/web/noticias/sala_de_imprensa/noticias/2008/gas_natural_busca_novos_lares http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/fontes-de-energia/gas-natural/
http://energiapga.blogspot.com.br/2010/06/gas-natural-energia.html