Crime e desvio (sociologia)
Na teoria do conflito, é observado que ao contrário da teoria funcionalista na qual acredita – se que o desvio seja algo já determinado, para a teoria do conflito o comportamento desviante é uma escolha dos indivíduos devido as desigualdades capitalistas encontradas na sociedade.
Examinando a formação e o emprego das leis na sociedade, de acordo com alguns criminologistas foi observado que estas são utilizadas pelos poderosos para manter suas próprias posições privilegiadas, verificando também que não existe aplicação da lei de forma neutra para toda população, a mesma estará na maioria dos casos a favor dos poderosos e mesmo quando estes infringirem as leis serão raramente punidos.
Como exemplo, temos o caso do Pinheirinho, uma favela de São Paulo que fica em São José dos Campos. Sua população foi despejada do local devido uma decisão judicial de reintegração de posse em favor da massa falida dos grupos Selecta do investidor Naji Nahas.. Ver – se neste caso o comportamento desviante das pessoas que se instalaram em um local sem a correta regularização, mas temos que antes pensar qual o motivo deste desvio, aonde chegamos às desigualdades capitalistas e na hierarquia encontrada na sociedade onde os que possuem maior capital são os que possuem o poder e na maioria das vezes a lei ao seu favor. Estes “poderosos” usuram a lei para despejar estes indivíduos devido ocupação irregular, porém, não há razão social que justifique a violência com que foi realizada , ver –se nesta situação que a lei ficou a favor dos poderosos violando os direitos humanos da classe baixa.
Teoria Interacionista / Vídeo Pharmaceutical Corporations Find Excuses to Drug Childrem
A teoria interacionista se baseia no desvio como um fenômeno construído socialmente. Busca entender porque alguns tipos de comportamento são considerados desviantes e certos grupos, e não outros são rotulados de desviantes. Foi a partir da teoria