Crianças abandonadas
MARIA SÔNIA ALVES DE LIMA
crianças abandonadas no brasil: UM PROBLEMA SOCIAL ou político?
Caruaru-PE
2012
MARIA SÔNIA ALVES DE LIMA
Crianças abadonadas no brasil: UM PROBLEMA social ou político?
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Psicologia Social, Sociologia, Filosofia, e Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social lI.
Orientadores: Prof. Lisnéia Rampazzo, Sergio de goes Barboza, Adarly Rosana, Márcia Bastos.
Caruaru-PE
2012
RESUMO
O trabalho aborda questões relativas ao abandono de crianças brasileiras desde o século XVIII até os dias atuais e aos problemas gerados através do preconceito, da discriminação, da miséria e das migrações rurais para às cidades. A pesquisa caracteriza uma enorme discriminação com as mães solteira no Brasil e a herança que nós brasileiros carregamos conosco desde aquela época.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------------------5
DESENVOLVIMENTO -------------------------------------------------------------------------------6
CONCLUSÃO-------------------------------------------------------------------------------------------9
REFERÊNCIAS---------------------------------------------------------------------------------------10
INTRODUÇÃO
Na sociedade brasileira, o abandono e o desamparo a nossos pequenos, tornou-se evidente desde o século XVIII, porém, muitas mães e famílias não tinham como sustentarem seus filhos, e, acabava o abandonado muitas vezes ao relento, ou seja, a própria sorte. A miséria e o preconceito eram os principais fatores do abandono naquela época. Um dos fatores que levava a mãe abandonar seu filho era o preconceito, pelo fato da mulher engravidar antes ou fora do casamento. A sociedade do século XVIII era muito egocêntrica, não permitia nem perdoava que