Crase
A crase é um fenômeno fonético caracterizado pela contração de duas vogais iguais, marcado com o acento grave. O acento da crase exige que haja duas vogais a:
A (preposição) +:
1. a (artigo; pron. substantivo demonstrativo)
2. a que = a aquela que
3. a (inicial de aquele e flexões)
O emprego do acento da crase depende intimamente da regência nominal ou verbal e as regras de seu uso se resumem em três raciocínios:
a) OBRIGATÓRIO : se há os dois sons vocálicos idênticos;
b) PROIBIDO : se há apenas um dos sons vocálicos;
c) FACULTATIVO : pode haver um ou dois sons vocálicos. Das duas vogais, a mais importante é a primeira: a preposição. Se esta existir, é fácil saber se haverá acento ou não; basta substituir a preposição a por outra (para, em); se aparecer o a (artigo), haverá acento. Regra geral do emprego do acento da crase:
Existe preposição A? - logo, pode haver crase.
Existe um segundo A? - logo, há crase.
CASOS ESPECIAIS
1 - OBRIGATÓRIA: nas locuções prepositivas, conjuntivas e adverbiais formadas com palavras femininas; nos adjuntos adverbiais masculinos, com o sentido de à moda de; com pronome substantivo possessivo feminino.
2 - PROIBIDA: antes de casa / distância (sem definição) e terra ( bordo)
3 - FACULTATIVA: com a expressão ATÉ (A); diante de nome próprio feminino, com pronome adjetivo possessivo feminino singular.
4 - Junto do relativo, há vários casos possíveis: a) - PROIBIDO diante de quem, cujo; b) - OBRIGATÓRIO, diante de a que (= a aquela que) e a(s) qual (is) ( ao(s) qual(is)).
5 - Diante de pronome de tratamento, só pode haver crase antes de: senhora, madame, dona, jovem, excelentíssima e senhorita.
QUESTÕES DE CONCURSOS ANTERIORES
069) (AFC-ESAF/02) Assinale o opção em que o trecho do texto foi transcrito com ERRO gramatical.
a) É importante que fique claro que os senadores, em particular, e o Senado Federal como instituição, cumpriram com o seu papel. A delegação que receberam constitucionalmente se limita a