Corrente teorética quantitativa.corrente humanista .corrente crítica radical

981 palavras 4 páginas
1. INTRODUÇÃO

A corrente teorética quantitativa surgiu em 1990 com a necessidade da exatidão os conceitos formados eram a partir da matemática-estatística. Foi usado como um grande poder estatal, pois manipulava as estatísticas. Predominava principalmente na Grã-Bretanha e nos EUA, e em 1960 começou a sofrer críticas por não explicar o que acontece nos intervalos dos fatos e apresentavam todas as explicações de forma homogênea desconsiderando as particularidades.

A corrente crítica radical nasceu na França, em 1970, e estabelece o rompimento da neutralidade no estudo da geografia, com a proposta de engajamento e criticidade. Diversos fatores influenciaram esta nova corrente na geografia, os protestos contra a guerra do Vietnã, a expansão do movimento feminista e a conturbação civil nos Estados Unidos.

A Corrente Humanista procura valorizar a experiência do indivíduo ou do grupo, visando compreender o comportamento e as maneiras de sentir das pessoas em relação aos seus lugares. Para cada indivíduo, para cada grupo humano, existe uma visão do mundo, que se expressa através das suas atitudes e valores para com o quadro ambiente.

1. CORRENTE HUMANISTA

A Corrente Humanística procura valorizar a experiência de cada individuo, visando compreender os comportamentos e as maneiras de sentir das pessoas em relação aos seus lugares. Para cada indivíduo, para cada grupo humano, existe uma visão do mundo, que se expressa através das suas atitudes e valores para com o ambiente. É o contexto pelo qual a pessoa valoriza e organiza o seu espaço e o seu mundo, e nele se relaciona. Estudam os aspectos do homem que são mais distintamente humanos: significações, valores, metas e propósitos.

Principal Autor da Corrente Humanista

Yi-Fu Tuan
Antes mesmo de concluir seu doutoramento, Tuan iniciou sua carreira como professor universitário na

Relacionados