Coordenadas geográficas
Para localizar os acidentes naturais (rios, montanhas etc.) ou artificiais (estradas, cidades, etc.) na superfície da terrestre é necessário recorrer às Coordenadas Geográficas.
Coordenadas Geográficas é o conjunto de linhas imaginárias que determinam a localização de um ponto qualquer em algum lugar do globo terrestre é dada através do cruzamento da sua latitude com sua longitude. São medidos em graus (º) minutos (‘) e segundos (“). Por exemplo: as coordenadas geográficas de Itabuna são: 14º47’ Se 39º48’O. É de extrema importância para a compreensão dos movimentos de rotação e translação, dos fusos horários, estações do ano e da localização no espaço geográfico.
[pic]
As linhas imaginárias, meridianos e paralelos. Elas são imaginárias e estão presentes nos mapas, apenas para orientar seus usuários. Os paralelos são as linhas de referência para a obtenção da latitude, e os meridianos são as linhas de referência para obtenção da longitude.
[pic]
Os paralelos dividem a terra em dois hemisférios norte, setentrional ou boreal e sul, austral ou meridional formando um ângulo de 180º (º = graus), sendo 90º para o hemisfério norte e 90º para o hemisfério sul. São identificados pela sua localização em graus a partir do Equador e cada um deles equivale a 1º.
[pic]
Os principais paralelos e sua latitude: Linha do Equador (0º), Trópico de Câncer (23º 27’), Trópico de Capricórnio (23º 27’), Círculo Polar Ártico (66º 33’), Círculo Polar Antártico (66º 33’), Pólo norte e Pólo sul (90º).
[pic]
Os meridianos dividem a Terra em leste ou oriental e oeste ou ocidental, formando um ângulo de 360º, 180º para leste e 180º para oeste de Greenwich, que é o meridiano 0º ou de origem. Cada meridiano corresponde a 1º.
Latitude e Longitude - Por meio de uma divisão a terra em quatro hemisférios sendo dois em relação ao plano Norte/Sul (latitude) e dois no plano Leste/Oeste (longitude).