Controladoria
2.1 Conceito de empresa
De acordo com site www.Dicionarioaurelio.com.br, o conceito de empresa é:
“Execução de um projeto; cometimento, empreendimento. Unidade econômica de produção: existem empresas privadas, públicas e de economia mista. / Negócio, sociedade comercia”l[1].
Alguns autores mostram os mais variados conceitos para definir e conceituar esta palavra. Conforme Fabretti (2003):
“Empresa é a unidade econômica organizada, que combinando capital e trabalho, produz ou faz circular bens ou presta serviços com finalidade de lucro. Adquire personalidade jurídica pela inscrição de seus atos constitutivos nos órgãos de registro próprio, adquirindo dessa forma capacidade jurídica para assumir direitos e obrigações. A empresa deve ter sua sede, ou seja, deve um domicílio, local onde exercerá seus direitos e responderá por suas obrigações.“ (FABRETTI, 2003, p.36).
Conforme Crepaldi (2008):
“Uma empresa é uma associação de pessoas para a exploração de negócio que produz e/ou oferece bens e serviços, com vistas, em geral, à obtenção de lucros. Ela pode ser particular, governamental ou de economia mista, além de pode ter diferentes formas jurídicas (Crepaldi, 2008, p.34).”
Os autores citados conceituam empresa sendo uma unidade econômica cuja finalidade é o lucro, torna-se necessário a utilização de ferramentas que aperfeiçoem as chances de sucesso da organização e assim obtenha o lucro esperado, ou o retorno do que foi investido, ou que pelo menos reduza as possibilidades de fracasso, ou que uma decisão equivocada possa prejudicar sua continuidade. Torna-se então necessária a adoção de estratégias, ou seja, um conjunto de ações articuladas para que as decisões sejam seguras e levem o gestor a alcançar os objetivos previamente estabelecidos. Para que os objetivos sejam alcançados as empresas contam com alguns recursos, de acordo com