CONTROLADORIA
Para qualquer dos níveis de atuação da empresa (operacional, tático ou estratégico), é bastante provável que se tenha de modelar a informação contábil diferentemente do tradicional/fiscal para o uso gerencial da informação contábil. Por exemplo: o consumo de materiais a preço médio histórico, em ambiente inflacionário, não tem nenhuma utilidade gerencial, mesmo para o nível operacional (como: custos e controle orçamentário).
A informação contábil deve atender a três raízes teóricas contábeis: a da decisão, da mensuração e da informação.
A Controladoria é a unidade administrativa dentro da empresa que, através da ciência contábil e do sistema de informação de controladoria, é responsável pela coordenação da gestão econômica do sistema empresa. A missão da controladoria é dar suporte à gestão de negócios da empresa, de modo a assegurar que esta atinja seus objetivos, cumprindo sua missão. É a visão do controle e alerta permanente. Controlar, informar, influenciar, para assegurar a eficácia empresarial, nunca é uma posição passiva, mas ativa, sabendo da responsabilidade que tem a controladoria de fazer acontecer o planejado. É a grande responsável pela coordenação de esforços com vista à otimização da gestão de negócios das empresas e pela criação, implantação, operação e manutenção de sistemas de informação que deem suporte ao processo de planejamento e controle.
O controller deve responder ao diretor ou vice-presidente administrativo e financeiro, e tem suas funções diferenciadas do responsável pela aplicação e captação de recursos, denominado tesoureiro.
A controladoria tem uma missão específica e objetivos a serem alcançados, não pode ser