Controlador Logico Programavel CLP
CLP
Controlador Lógico Programável
Duilian Braga, Rafael Estevam e Marcos Lomes
PROFESSOR: JULIANO
Introdução
Neste trabalho estarei apresentando sobre o controlador lógico programável, contar seu surgimento, vou descreve-lo, informar as normas necessárias, o seu princípio de funcionamento, a arquitetura que ele trabalha, suas linguagens de programação e um exemplo da sua aplicação na indústria.
Histórico
O Controlador Lógico Programável – CLP nasceu dentro da General Motors, em
1968, devido à grande dificuldade de mudar a lógica de controle dos painéis de comando a cada mudança na linha de montagem. Tais mudanças implicavam altos gastos de tempo e dinheiro. Sob a liderança do engenheiro Richard Morley, foi preparada uma especificação que refletia as necessidades de muitos usuários de circuitos e relés, não só da indústria automobilística como de toda a indústria manufatureira. Nascia assim um equipamento bastante versátil e de fácil utilização, que vem se aprimorando constantemente, diversificando cada vez mais os setores industriais e suas aplicações.
Descrição
Este equipamento foi batizado nos Estados Unidos como PLC (Programable
Logic Control), em português CLP (Controlador Lógico Programável) e este termo é registrado pela Allen Bradley (fabricante de CLPs).
Definição segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): É um equipamento eletrônico digital com hardware e software compatíveis com aplicações industriais.
Definição segundo a Nema (National Electrical Manufacturers Association): É um aparelho eletrônico digital que utiliza uma memória programável para o armazenamento interno de instruções para implementações específicas, tais como lógica, sequenciamento, temporização, contagem e aritmética, para controlar, através de módulos de entradas e saídas, vários tipos de máquinas ou processos.
P a g e 1 | 11
O C.L.P. constituí - se de um microprocessador (ou microcontrolador), um
Programa