Contas a pagar
1.Objetivo
Introduzir conceitos e técnicas de natureza econômico-financeira que subsidiem o processo de gestão empresarial em todas as etapas:
planejamento (estratégico e operacional);
controle;
avaliação de desempenho e geração de informações que retro alimentem o processo de gestão empresarial, assegurando tomadas de decisão com foco na maximização dos resultados.
2. Estrutura Organizacional
A gestão e o controle dos recursos financeiros são feitos pelas áreas meio (exceto em instituições financeiras), que compartilham com as demais (áreas fim ou meio) a responsabilidade de maximização dos resultados da organização.
A denominação de cada área, bem como a divisão interna, varia de empresa para empresa, conforme seu porte, segmento de mercado ou estilo gerencial:
2.1 Gerência Financeira - as principais atividades são:
2.1.1. Tesouraria
Elaboração do fluxo de caixa operacional, visando o melhor gerenciamento dos recursos financeiros, ou seja, assegurando as aplicações com maior rentabilidade e a captação de empréstimos com menor custo de juros e taxas.
Controle dos recursos financeiros: disponível em caixa, saldos bancários, aplicações no mercado financeiro, empréstimos de curto e longo prazo.
Execução dos pagamentos de fornecedores, funcionários, impostos etc. e registro dos recebimentos.
2.1.2. Crédito e Cobrança
Estabelecimento de políticas de concessão de crédito e análise do risco (capacidade de pagamento) de cada cliente.
Gestão da cobrança (a vencer e vencidos) e adoção de medidas para redução da carteira de inadimplentes, como renegociação dos títulos vencidos, suspensão das vendas, protesto, execução judicial etc.
2.2 Controladoria – as principais atividades são:
2.2.1 Contabilidade
Registro de todas as transações econômico-financeiras da empresa e guarda dos documentos que suportam tais transações.
Elaboração das demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial,