Contabilidade
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONTABILIDADE 4
3 Escrituração contábil 6
4 Contabilidade na gestão empresarial 7
5 A importãncia da missão e visão empresarial 9
6 Processo administrativo 10
7 Ambientes das organizações 12
8 Aspectos jurídicos 13
9 Principais operações matemáticas presentes nos cálculos contábeis 14
10 CONCLUSÃO 15 REFERÊNCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo destacar a importância da contabilidade e de uma eficiente gestão nas organizações. Mostra a necessidade de processo contábil eficiente, desde a coleta de dados até o processo final que será destinado aos seus usuários.
Evidencia as várias responsabilidades do administrador para que a empresa obtenha o sucesso desejado. Salienta também a influência do direito e das operações matemáticas em todo o processo contábil.
2 CONTABILIDADE
A contabilidade tem início com a necessidade humana de controlar bens e produções. Os primeiros indícios foram encontrados em Uruk, uma antiga cidade da Mesopotâmia. As fichas de barro, que eram objetos de diferentes formas, usados nas contagens datam do período estimado entre 8000 a 3000 anos a.C.
Como sendo parte do conhecimento humano, progredia em épocas de prosperidade da humanidade e não se desenvolvia em épocas de estagnação do desenvolvimento da cultura humana.
2.1 conceito
Ao longo do tempo, pensadores da contabilidade mostraram teorias e técnicas que facilitou o entendimento da contabilidade. Representante da escola italiana, o professor Francisco D’ Áuria, destaca a contabilidade como ciência, enquanto Hendriksen, da escola norte-americana, a evidencia como um processo de informação.
Podemos considerar a contabilidade como uma ciência que fornece informações úteis para tomadas de decisões. Por meio de técnicas, normas e princípios mantêm um controle permanente do patrimônio