Construção da leitura e escrita na 1ª fase do 1º ciclo
SINDALVA CORREA de sousa
CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA 1ª FASE DO 1º CICLO
BETIM 2012
Icam - universidade cândido Mendes
SINDALVA CORREA de sousa
CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA 1ª FASE DO 1º CICLO
Artigo Científico Apresentado à Universidade Cândido Mentes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do titulo de Especialista em alfabetização e letramento.
BETIM
2012
CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA 1ª FASE DO 1º CICLO
Sindalva Correa de Sousa ¹
RESUMO
A função desse trabalho é de fazer compreender as concepções infantis sobre a leitura e a escrita e assim procuramos subsídios através de alguns teóricos. O processo de aquisição da leitura da escrita é considerado como aprendizagem de um código de transcrição, pois as crianças constroem hipóteses como se escreve, isto é, são as idéias que as crianças constroem sobre o que está ou não grafado em um texto escrito e o que se pode ler ou não nele. As crianças, antes de aprenderem a ler a escrever, constroem idéias e distinções que parecem estranhas aos olhos alfabetizadores. Para comprovar que tudo isso é real foram produzidos materiais escritos através das crianças, nos diferentes níveis conceituais lingüísticos. Para entender o processo de aquisição da leitura e escrita do ponto de vista da criança, foram realizados estudos através da pesquisadora Emilia Ferreiro.
Palavras-chaves : alfabetização, concepções infantis, processo lingüístico.
INTRODUÇÃO
A alfabetização tem sido alvo de muitas discussões e preocupações para os profissionais da educação, uma vez como a forma como ela vem sendo desenvolvida nas primeiras etapas do primeiro ciclo tem deixado muitas lacunas, na medida que os primeiros aspectos sociais, culturais, psicológicos, inerentes ao sujeito não são considerados nesse processo de aquisição da leitura.
Desta forma, trabalhando em uma sala do 1º ciclo 1ª fase, surge o interesse em entender o