Consorcio Madular

1311 palavras 6 páginas
Consórcio Modular

Consórcio Modular, um inovador conceito de produção que busca a redução nos custos de fabricação do produto final, menor investimento, diminuição do estoque, menor tempo de produção, facilidade de produção e recursos humanos.
No Consórcio Modular as empresas parceiras não participam do lucro final dos produtos. Eles são fornecedores exclusivos com a grande diferença de também montar as peças que vendem. Na planta principal compartilham com a líder toda a infraestrutura, com isso aumenta a produtividade e torna a montagem mais eficiente e flexível. Ao compartilhar a produção com os parceiros, a empresa líder consegue se concentrar mais em outros aspectos de seu negócio, como a logística, as estratégias de marketing, o atendimento ao consumidor e, em especial, o desenvolvimento de novos produtos.
A fábrica da MAN Latin América adotou esse modulo de gestão e a implantou na sua planta de Resende (RJ).
Os oito parceiros fabricam todas as partes dos caminhões produzidos pela fábrica.
A Maxion monta o chassis e componentes diretamente ligado ao mesmo.
A Arvin Meritor produz os eixos, suspensão, freios e o sistema de direção.
A Remon monta as rodas e pneus.
A Fiat Powertrain Technologies fornece o grupo motriz.
A AKC monta a estrutura da cabine.
A Carese faz o tratamento, acabamento e pintura
E a Continental completa a cabine.
A MAN como empresa líder não realiza nenhum tipo de montagem, mas garante a qualidade final, com isso a responsabilidade da montagem, do controle de qualidade final da parte, distribuição e engenharia fica a cargo das empresas fornecedoras também chamado de modulista ou consorciado.
O pioneiro para implantação deste modelo na fábrica da MAN foi Jorge Ignácio Lopez de Arriortua, que antes trabalhava na General Motors onde já tem alguma experiência com o consórcio porém de forma parcial.
No Consórcio Modular o repasse das atividades de montagem aos modulistas garante a redução do custo e o tempo de montagem umas vez

Relacionados