Consideracoes sobre arte
LÉXICO:
lat. ars,artis 'maneira de ser ou de agir, habilidade natural ou adquirida, arte, conhecimento técnico, tudo que é de indústria humana, ciência, ofício, instrução, conhecimento, saber, profissão, destreza, perícia, habilidade, gênio, talento, qualidades adquiridas.
1 filosofia. segundo tradição que remonta ao platonismo, habilidade ou disposição dirigida para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional
2 o uso dessa habilidade nos diversos campos do pensamento e do conhecimento humano. Ex.: arte do pensamento, arte da matemática pura.
3 capacidade especial; aptidão, jeito, dom, qualidade de experto; perícia, habilidade.
4 estética.
Produção consciente de obras, formas ou objetos voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana Ex.: arte literária, arte da pintura, arte cinematográfica, artes plásticas. 5 O talento, a contribuição própria da inteligência e da sensibilidade de um artista.
JANSON
Todos sonham. Sonhar é uma das formas de atividade de nossa imaginação. Somente os homens são capazes de comunicar entre si o conteúdo de sua imaginação, através de relatos orais ou criação de imagens. A imaginação é uma das facetas mais misteriosas da humanidade. Pode ser vista como o elo de ligação entre o consciente e subconsciente onde se dá a maior parte de nossa atividade cerebral. Conecta a personalidade, o intelecto e a espiritualidade do homem. A imaginação dá condições de conceber todos os tipos de possibilidades futuras e compreender o passado.
A prática artística foi iniciada há relativamente pouco tempo, no curso da evolução. O homem vive na terra há dois milhões de anos, mas a arte pré-histórica mais antiga de que se tem conhecimento foi criada há cerca de vinte e cinco mil anos.
Quem eram os primeiros artistas? Para quê os homens criam?
As respostas são poucas e insatisfatórias. Umas das razões