Conhecimentos
NATUREZA HUMANA
E DIREITOS HUMANOS
5.1 Contextualizando
Neste capítulo, você terá a oportunidade de analisar um pressuposto fundamental dos direitos humanos: a igualdade entre os homens. A noção de direitos humanos não pode ser sustentada sem a ideia de que todos os seres humanos possuem, apesar das diferenças, certas características comuns a todos os indivíduos e sem a convicção de que essas características são essenciais, ou seja, que existem em cada um apesar das diferenças étnicas, culturais, religiosas, etc.
No decorrer do capítulo, vamos tentar justamente descobrir em que consiste essa igualdade entre os homens. É uma igualdade simplesmente abstrata, ideal, apenas criada para proteger grupos humanos indefesos ou é uma igualdade concreta, real, de tal forma que podemos observá-la quando comparamos os mais diversos povos? O que é o homem? Existe uma definição que expresse de forma precisa a essência do que somos? Essa definição pode ser aplicada a todos os indivíduos humanos sem distinção?
Essas e outras questões serão colocadas e respondidas ao longo das páginas deste capítulo que você está prestes a ler. De forma geral, poderíamos dizer que todas essas questões buscam investigar a natureza humana.
Essa investigação pode, em um primeiro momento, parecer óbvia. Saber o que é o homem parece uma coisa bastante fácil. Alguém poderia dizer que um ser humano é aquele que nasce de outros seres humanos. Ou que os seres humanos são animais racionais. Ou que são animais dotados de linguagem. Ou ainda, que são seres criados à imagem e semelhança de Deus. Mas todas essas respostas são insuficientes, pois dizer que o ser humano nasce de outros seres humanos é o mesmo que explicar o que é uma laranja dizendo simplesmente que ela nasce de uma laranjeira.
Ética, cidadania e direitos humanos
105
Capítulo 5
Dizer que o homem é um animal racional também diz muito pouco, pois não esclarece o que é a razão. O mesmo vale para a