Conhecimento Cientifico
“Da multiplicidade dos saberes à ciência como construção racional do saber”
Módulo 6,Tema-Problema 3
Docente: Ana Patricia
Discente: Nataly Lopes nº 10 ,3º ano TOE
Introdução:
O trabalho aqui desenvolvido enquadra-se na disciplina de Área de Integração, no módulo 6,tema-problema 3 “Da multiplicidade dos saberes à ciência como construção racional do saber”.
Ao longo do mesmo estão referenciados e desenvolvidos os seguintes pontos:Senso Comum e o Conhecimento Cientifico,os seus conceitos, semelhança, diferenças e a respetiva relação entre eles e ainda ha que acrescentar a frase de interpretação sobre o “Ser culto e ser Sábio” e a Biografia de Émile Durkheim.
Ao longo do trabalho os referentes pontos estão desenvolvidos em função do seu conteudo e especificidade e apresenta uma breve conclusão final sobre o trabalho na sua generalidade.
Senso Comum e Conhecimento Cientifico
Conceitos:
Senso Comum:
É um saber que se adquire através da vida que se leva em sociedade, por isso, é um saber informal adquirido de forma espontânea através do contacto com o próximo, com situações e objetos que rodeiam o indivíduo. É fundamental, sem o qual os membros integrantes da sociedade não conseguiriam orientar-se na sua vida quotidiana. É muito simples, superficial e informal, que não exige grandes esforços nem bases consistentes que atestem a sua veracidade.
O Senso Comum tem fatores positivos e negativos:
Se por um lado congrega conhecimentos e sabedoria popular e os transmite de geração em geração fornecendo bases para uma vida adaptativa na sociedade em que estamos inseridos, por outro lado poderá originar o prolongamento de crenças ou opiniões menos verdadeiras e/ou preconceituosas que se arrastam no tempo, somente ultrapassadas por pesquisas/estudos científicos.
Ex: Passar por baixo de escada dá azar; se deixar o chinelo virado a mãe irá morrer.
Conhecimento Científico:
Tenta explicar por