CONDUÇÃO DOS TRABALHOS ORGANIZACIONAIS
Estar integrado ao contexto sócio cultural, de forma a propiciar coerência ao trabalho a ser desenvolvido, respeitando a cultura e as peculiaridades de cada região.
Analisar cada problema como se fosse o único, lembrando que cada caso é um caso, e as recomendações de melhorias devem levar em consideração a cultura e a filosofia de cada empresa.
Evitar envolver-se por problemas emocionais durante o desenvolvimento dos trabalhos, sendo justo e coerente nas suas ações.
REQUISITOS PARA O PROFISSIONAL GESTOR DE PROCESSOS
Conhecer os métodos, os instrumentos e as técnicas que podem ser utilizados no desenvolvimento dos trabalhos.
Ter elevada capacidade de análise e síntese, pois isto será necessário no processo de levantamento de dados e sugestões de melhorias.
Usar da criatividade para a proposição de soluções, ser hábil, perspicaz e transmitir auto-confiança às pessoas envolvidas no processo.
Ter facilidade para relacionar com as pessoas, sendo sensato para saber quando ouvir e quando falar; saber observar, argumentar e influenciar terceiros.
HABILIDADES NECESSÁRIAS
Habilidade Conceitual: entender, conhecer a empresa e seu funcionamento, bem como o comportamento das pessoas dentro da organização e o posicionamento destas na estrutura hierárquica. Isto facilitará e até mesmo será evidenciado no momento do levantamento de dados junto às pessoas das diversas áreas da empresa.
Habilidade Técnica: utilizar todos os equipamentos, técnicas e recursos necessários ao desenvolvimento de suas atividades, a exemplo de: levantar dados com a devida concentração, possibilitando o agrupamento das informações colhidas de forma lógica e coerente; analisar as informações colhidas, utilizando os métodos e técnicas de análise administrativa; elaborar e implantar sistemas administrativos, utilizando-se de programas informatizados específicos; ser generalista, pois o trabalho será