Conceitos de gestão
Capitulo I –
Resumo
Quem são os gestores?
Gestor é alguém que coordena o trabalho dos seus subordinados, de modo a proporcionar maior lucro para a empresa. Numa organização, os gestores podem ser classificados como gestores de base (1ª linha), intermédios ou de topo. Os gestores de base são os que, de todas as categorias de gestor, estão num nível mais baixo. Estes gestores coordenam o trabalho dos não-gestores, empregados que trabalham directamente com a produção. Os gestores intermédios situam-se entre os gestores de base e os de topo e coordenam o trabalho dos de base. Os gestores de topo têm a responsabilidade de tomar decisões que tragam sucesso para a empresa e que, para isso, elaboram planos que afectam toda a empresa.
O que é a gestão?
A gestão é a coordenação das actividades do trabalho para que estas sejam completadas com eficiência e eficácia. E, por isso, a gestão diz respeito a que as actividades do trabalho sejam, não só, completadas de forma a atingir os objectivos – eficácia, mas também a obter o máximo de outputs com o mínimo de inputs – eficiência.
O que fazem os gestores?
Há três categorias para descrever o que os gestores fazem: funções, papéis e capacidades. Quanto à primeira categoria há quatro funções que os gestores têm que desempenhar: planear, organizar, liderar e controlar. O planeamento é feito definindo objectivos, estabelecendo estratégias e desenvolvendo planos para coordenar as actividades. Determinar o que é preciso fazer, como se vai fazer e quem vai fazer faz parte da organização. Depois, é preciso dirigir e motivar os subordinados e resolver conflitos - liderança. Por ultimo, exercem o controle, vendo e garantindo que as actividades estão a correr como foram planeadas. A segunda categoria descreve o que fazem os gestores quanto à natureza do seu papel: interpessoal, informacional e decisional. Os papéis de natureza interpessoal, que incluem as figuras de