Conceito de direito
Trabalho sobre CONCEITO DE DIREITO
Apesar de existência milenar do direito nas sociedades humanas e de sua estreita relação com civilização (costuma-se dizer que onde esta a sociedade, ali esta o direito). Ha um grande debate entre os filósofos do direito acerca do seu conceito e de sua natureza. Mas qualquer que sejam estes últimos, o direito e essencial a vida em sociedade, ao definir direitos e obrigações entre as pessoas e ao resolver os conflitos de interesse. Seus efeitos sobre o Cotidiano das pessoas vão desde uma simples corrida de taxi até a compra de um imóvel, desde uma eleição presidencial até a punição de um crime. Dentre outros exemplos.
A vida em sociedade e as consequentes interrelações pessoais exigem a formulação de regras e conduta que disciplinem a interações entre as pessoas, com o objetivo de alcançar o bem comum e a paz e a organização sociais. Tais regras, chamadas normas éticas ou de conduto, podem ser de natureza moral, religiosa e jurídica. A norma do direito, chamada norma jurídica, difere das demais, porem por dirigir-se a conduta extrema do individuo, exigindo-lhe que faça ou deixe de fazer algo, objetivamente, e atribuindo responsabilidades, direitos e obrigações.
Conclusão:
Pelo o que eu entendi sobre Conceito de Direito é um sistema de normas de conduta imposto por um conjunto de instituições para regular as relações sociais.
Quero finalizar os conceitos de Direito com o de Miguel Reale, que o define como uma "ordenação heterônoma, coercível e bilateral atributiva das relações de convivência, segundo uma integração normativa de fatos segundo