Comércio exterior
OMC (Organização Mundial do Comércio). É um órgão internacional que organiza as trocas comerciais entre nações. Ela é composta por 157 membros de todos os continentes e tem princípios para equalizar todos para que não haja diferenças entre os mesmos.
2. Defina GATT.
GATT (Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio). O GATT foi criado a fim de regulamentar as políticas aduaneiras, no pós-guerra (1947), diminuir o protecionismo que era prejudicial à economia e aos relacionamentos entre os países.
3. Defina UNCTAD.
UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento). Foi estabelecida a partir da necessidade dos países subdesenvolvidos que necessitavam de regras para a comercialização de produtos primários, e não só industrializados, a unctad tem por objetivo acelerar o desenvolvimento econômico.
4. Defina Cláusula de Nações Mais Favorecida.
Esta cláusula estabelece que todas as concessões cedidas a um país devem ser estendidas obrigatoriamente para todos os integrantes da organização.
5. Defina Escape Clause.
Esta cláusula permite que os acordos sejam quebrados em determinadas situações. A medida mais adotada como escape clause é a de salvaguarda que serve para proteger os produtores internos de possíveis atitudes desleais vindas de fora.
6. Defina CCI.
CCI (Centro de Comércio Internacional). A CCI é a maior organização internacional de direito privado, destinada a regulamentar o TRADE. Tem por objetivo encorajar as trocas e investimentos internacionais e defender a economia de mercado. Desde sua fundação, em 1922, sua atuação baseia-se na convicção de que o comércio é a poderosa força de paz e da prosperidade. O pequeno grupo de empresários qualificou-se, desde a criação da entidade, como “mercadores da paz”. O fato de serem suas empresas dedicadas ao comércio internacional (TRADE) conferiu-lhes muita autoridade na elaboração das regras destinadas a conduzir a boa marcha das transações econômicas internacionais.