Comunicação escrita
A comunicação escrita é uma ferramenta indispensável para qualquer profissional. A comunicação escrita ajuda o profissional a desempenhar seu papel na função que exerce. Hoje em dia nos comunicamos cada vez mais através da Internet, e-mail, fax , memorandos e cartas, e um texto bem escrito pode ser fundamental em muitas situações. O estudante ou profissional, seja ele de qualquer área, precisa conhecer bem seu idioma e as normas de escrita para que assim possa elaborar textos concisos e bem estruturados que transmitam de forma clara seu objetivo, ponto de vista ou intenção. É indiscutível a importância da comunicação escrita, na redação empresarial/comercial. Por meio da comunicação escrita é possível para uma empresa:
•Solicitar: requisitar, requerer, pedir, rogar, rogar com insistência e com urgência;
•Informar: avisar, instruir, confirmar e dar parecer sobre o assunto;
•Documentar: juntar documentos a, provar determinado fato com documentos. Tipos de comunicações escritas
Textos Publicitários: É aquele que visa convencer o destinatário, criando uma imagem positiva de um produto, serviço ou idéia. Possui caráter persuasivo, que procura jogar com símbolos e valores a afim de levar o leitor a consumir determinado produto ou tomar certa atitude.
Textos Informativos: Um texto informativo como o próprio nome já diz, a principal função dele é informar, ou seja passar uma informação. O melhor exemplo de texto informativo é o jornal. As características deste texto é linguagem culta, direta, deve conter as informações,citando fonte e exemplos. Jamais deve conter opiniões pessoas, o texto informativo não é uma dissertação onde você defende suas idéias.
Texto técnico: É o texto mais relativo às profissões. É fundamental nas atividades organizacionais públicas e privadas e é representado pelos memorandos, circulares, requerimentos, relatórios, avisos, atas, dentre outros.
Memorandos: O memorando representa um gênero textual