Como ler e redigir textos
Leitura Informativa; é a leitura feita com o intuito de buscar respostas a determinadas questões.
Leitura Seletiva; é a leitura que se enquadra no momento em que o leitor escolhe suas ideias que completem o ponto de vista do autor. Para isso é necessário: Identificar a palavra-chave que quase sempre é a primeira frase do parágrafo, Selecionar as palavras-chave secundárias que estruturam as frases que fundamentam e desenvolvem o parágrafo, Selecionar as sentenças-tópicos que constituem a base de informação contida em cada parágrafo.
Leitura Crítica; é a leitura que exige uma visão em torno do assunto em foco. Para isso é necessário uma pré-leitura, estabelecer as diferenças entre as ideias principais. Ler criticamente é o mesmo que reconhecer a pertinência dos conteúdos, com base no ponto de vista do autor e a relação entre as sentenças. O que permite estabelecer uma hierarquia entre a idéia mais abrangente e as que a subsidiam. Diferenciar as ideias é o mesmo que selecionar os assuntos pela sua ordem de importância, analisando as ligações que as une e ordenar os fatos e ações contidas no raciocínio.
Leitura Interpretativa; é a leitura requer domínio da leitura reconhecendo determinadas capacidades de conhecimento.
Entender um texto significa compreender as ideias expressadas pelo autor, para interpretar e expandir ideias. Compreensão é entender a mensagem central contidas em uma comunicação. Análise é a capacidade de analisar o material em suas partes, percebendo-se suas inter-relações e seus modos de organização. Síntese é o