COMO ELABORAR O PROJECTO
O projecto define, mostra e justifica o percurso a ser seguido na dissertação e, por isso, impõe uma ordem para a sua execução. Antes da elaboração do projecto deve ser feita uma pesquisa bibliográfica, de carácter exploratório (livros, artigos de periódicos, resumos/abstracts, relatórios de pesquisa, etc.), sobre o tema a estudar para ver se o mesmo reúne critérios de relevância e exequibilidade. Para que tal aconteça, devem ser tomados em consideração os seguintes pontos: a)- O tema é do meu interesse? (empatia)
b)- O tema tem alguma importância teórica ou prática?
c)- Será que está adequado às minhas competências?
d)- Existe material bibliográfico e/ou documental suficiente e disponível?
e)- O tema foi já tratado por outros investigadores de forma exaustiva?
FOLHA DE ROSTO Ver, sobre o assunto, o Anexo I do Regulamento Geral de Mestrados.
ESTRUTURA DO PROJECTO
1.- TEMA A definição do tema corresponde ao assunto sobre o qual incidirá a dissertação e que se deseja desenvolver. Pode partir da curiosidade do estudante, ser provocado por trabalhos já realizados durante o processo da sua formação ou da sua experiência profissional, ser sugerido por leituras, pelos professores ou pelo orientador.
2.- DELIMITAÇÃO Trata-se de definir, com precisão, o tema da dissertação bem como o seu enquadramento espacial e temporal. À medida que a investigação avançar (sobretudo através da pesquisa exploratória, das leituras realizadas ou da recolha de dados) o tema vai passando, obviamente, por um processo de reconstrução contínua.
3.- FORMULAÇÃO DOS PROBLEMAS Formular os problemas da investigação consiste em fazer perguntas para as quais queremos encontrar respostas adequadas. Desta forma, ao formularmos perguntas sobre o tema, provocamos a sua problematização. Contudo, nem todas as perguntas constituem problemas científicos. Só o serão quando envolverem variáveis que podem ser testáveis ou demonstráveis.