Comhecimento dev senso comun e conhecimento cientifico

1267 palavras 6 páginas
Introdução
No presente trabalho o grupo pretende fazer uma abordagem sobre a deriva dos continentes. Tema este que é de extrema importância para nós como estudantes de geologia focalizados na obtenção e disseminação de conhecimentos concernentes a esta area do saber.
Durante a leitura constatamos que a questão da deriva dos continentes foi proposta pela primeira vez por Alfred Wegener em 1912.
Ele propôs esta ideia com base nas formas dos continentes de cada lado do oceano atlântico que pareciam se encaixar.

Objectivos Gerais - O trabalho tem como objectivo analisar profundamente a questão da deriva continental. Objectivos Especificos - Explicar a abordagem de Wegener na deriva dos continentes; - adquirir conhecimentos solidos concernentes ao tema acima citado e explicar a teoria. Metodologia do trabalho Para a realização do presente trabalho o grupo recorreu a investigação e avaliação de certos manuais.

Teorias da deriva dos continenntes de Alfred Wegener A deriva dos continentes foi proposta pela primeira vez por Alfred Wegener. Em 1912, ele propôs a teoria, com base nas formas dos continentes de cada lado do Oceano Atlântico, que pareciam se encaixar.
Antes de Wegener, outros cientistas notaram este facto. A idéia da deriva dos continentes surgiu pela primeira vez no final do século XVI, com o holandês Abraham Ortelius que era um cartógrafo em 1596, Thesaurus Geographicus, Ortelius sugeriu que os continentes estivessem unidos no passado. A sua sugestão teve origem apenas na similaridade geométrica das costas actuais da Europa e África com as costas da América do Norte e do Sul; mesmo para os mapas imperfeitos da época, havia evidências que os continentes encaixavam-se.
Outro geógrafo, Antonio Snider-Pellegrini, utilizou o mesmo método de Ortelius para desenhar o seu mapa com os continentes encaixados em 1858. Má não tendo sido apresentadas nunhumas provas aém da consideração geometrica também foi esquecido.

Relacionados