clico cardiaco
Eventos mecânicos do ciclo cardíaco
Eventos mecânicos do ciclo cardíaco
O músculo cardíaco
•
Introdução
•
As variedades de músculos cardíacos
•
O músculo cardíaco como um sincício
•
O longo potencial de ação e o seu platô no músculo cardíaco
Introdução
O coração pode ser considerado como um conjunto formado por duas bombas distintas: uma que tem como função o bombeamento do sangue para o pulmão, atividade desempenhada pelo lado direito do coração, e a outra envolvida no bombeamento do sangue para a circulação sistêmica, função desempenhada pelo lado esquerdo do coração.
Cada lado do coração é composto por duas câmaras distintas, um átrio e um ventrículo. Os átrios funcionam como bombas de escorva, auxiliando na movimentação do sangue aos ventrículos. Os ventrículos são os principais responsáveis pela propulsão do sangue tanto para os pulmões, quanto para a circulação sistêmica.
O coração é dotado de mecanismos intrínsecos que garantem a ritmicidade dos seus batimentos. Isto porque ele é capaz de produzir e transmitir potenciais de ação, que se propagam por todo o músculo cardíaco.
As variedades de músculos cardíacos
O coração é formado por 3 tipos de músculo cardíaco: o músculo atrial, o músculo ventricular e as fibras musculares excitatórias e condutoras.
As fibras musculares atriais e ventriculares contraem-se de forma muito semelhante às fibras musculares esqueléticas, a exceção do fato de que a duração da contração é muito maior nas fibras cardíacas. Por outro lado, as fibras excitatórias e condutoras contraem-se muito fracamente, pois elas apresentam poucas fibras contráteis. Elas se especializaram na ritmicidade e na propagação, formando um sistema excitatório que controla a ritmicidade e a contração cardíaca.
1
Sistema Cardiovascular
Eventos mecânicos do ciclo cardíaco
O músculo cardíaco como um sincício
Os discos intercalares apresentam-se como junções íntimas de