Classificação dos seres vivos
Este trabalho foi realizado para entender melhor como foi desenvolvida a classificação dos seres vivos através da taxonomia (taxis= ordem nomo= lei).
Processo de classificação dos seres vivos de acordo com seu processo de evolução e características semelhantes ou não entre eles, fundado pelo médico sueco Carl Von Linné (1707 – 1778).
Para isso, foi utilizado um indivíduo representante de cada um dos cinco reinos monera, protista, fungi, vegetal e animália. Como exemplos a salmonela, a samambaia, o cão doméstico, o paramécio e o champpiong, devido a sua proximidade como os humanos.
As fontes de material para estudos foram diferentes livros que falam sobre o assunto e sites de pesquisa na internet.
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
Devido à grande biodiversidade era complicado para os cientistas estudarem e estabelecer a filogênese ou filogenia dos seres vivos, isto é, possível seqüência em que os seres vivos surgiram e evoluíram sem que estivessem organizados como tal.
Foi por esse motivo que Carl Von Linné desenvolveu e fundou a taxonomia, que é a parte da biologia que identifica, nomeia e classifica os seres vivos juntamente com a Sistemática que é a área que estuda as relações evolutivas entre eles.
A classificação de Lineu, como ficou conhecido em português, consiste em agrupar os indivíduos em grupos de acordo com suas semelhanças e diferenças em diversos aspectos.
Desse modo é possível descobrir o grau de parentesco evolutivo entre os cinco diferentes grupos de seres vivos como ficou estabelecido. Para isso foi observado o desenvolvimento embrionário, a estrutura celular e bioquímica, anatomia e fisiologia, a ecologia e aspectos evolutivos dos seres atuais e extintos (através de fósseis). Em princípio todos os seres vivos desenvolveram-se a partir de um único ancestral comum, por tanto, quanto maior o grau de parentesco, isto é, mais próxima a sua origem evolutiva ou menor tempo em que ambos