Classificação das Bombas
As máquinas hidráulicas poder ser classificadas e três grandes grupos:
- máquinas motrizes;
- máquinas geratrizes ou operatrizes;
- máquinas mistas.
Máquinas Motrizes
São as que transformam a energia hidráulica em trabalho mecânico, fornecido, geralmente, sob a forma de conjugado que determina um movimento praticamente uniforme. Pode-se dizer que, de um modo geral, se destinam a acionar outras máquinas, principalmente geradores de energia elétrica.
Resumindo, são máquinas que trabalham fornecendo, retirando ou modificando a energia do líquido em escoamento.
Máquinas Geratrizes
São aquelas que recebem trabalho mecânico, geralmente fornecido por uma máquina motriz, e o transforma em energia hidráulica, comunicando ao líquido um acréscimo de energia sob as formas de energia potencial de pressão e cinética. Pertencem a esta categoria de máquina todas as bombas hidráulicas.
Resumindo, transformam energia do líquido e a transferem para o exterior, isto é, transformam energia hidráulica em outra forma de energia (exemplos: turbinas, motores hidráulicos e rodas d’água).
Máquinas Mistas
São dispositivos ou aparelhos hidráulicos que modificam o estado de energia que o líquido possui, isto é: transformam a energia hidráulica sob uma forma na outra. Pertencem a esta classe os ejetores e edutores, os pulsômetros, os carneiros hidráulicos, as chamadas bombas de emulsão de ar. Estes dispositivos funcionam como transformadores hidráulicos. Alguns autores incluem, nesta classe, as transmissões hidrostáticas e as transmissões hidrodinâmicas (acoplamentos, conversores de conjugado, variadores hidrodinâmicos de velocidade).
Classificação das Máquinas Geratrizes ou Bombas
Bombas são máquinas geratrizes cuja finalidade é realizar o deslocamento de um líquido por escoamento. Sendo uma máquina geratriz, ela transforma o trabalho mecânico que recebe para o seu funcionamento em energia, que é comunicada ao líquido sob as formas de