CIDADE DE MARIANA - MG
Existem lugares onde tudo tem início, nos quais homens fixam raízes e começam a escrever uma história. Transformam o mundo e também a si mesmos. O Estado de Minas Gerais, como o conhecemos hoje, nasceu às margens de um formoso ribeirão, em uma cidade com vocação para o fascínio e para o poder. Mariana, a primeira capital de Minas, é um desses lugares, onde tudo começou...
O presente trabalho é fruto do esforço de um conjunto de pesquisas que, a partir de diferentes interesses e perspectivas, vem colaborar para um melhor conhecimento da história de Minas Gerais no século XVIII, particularmente da região e da cidade de Mariana.
Desenvolvido com o apoio de textos pesquisados na internet, tem como objetivo principal descrever a história da cidade e as atividades implementadas em sua região desde a sua criação, e a importância disso na história mineira.
O trabalho foi dividido em partes distintas, abordando os seguintes temas: A Criação da Cidade. A Criação do Nome da Cidade. Principais Atividades que eram Desenvolvidas. Tradições. Características Da Cidade Atualmente. Na Conclusão, foi abordado o interesse da época, na criação da cidade e o que isso beneficiaria os cidadãos, e em Anexos foram expostos Alguns pontos turísticos de Mariana, Curiosidades e Imagens Antigas, através de fotos e pequenos comentários sobre o assunto.
Cabe mencionar, especialmente aqui o conhecimento adquirido a partir da pesquisa e da elaboração do trabalho.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 - COMO FOI CRIADA A CIDADE A antiga rua direita.
No dia 16 de julho de 1696 a Bandeira comandada por Salvador Fernandes Furtado de Mendonça fixou uma base nas margens de um ribeirão denominado "do Carmo". Acompanhado de alguns homens, dentre eles Miguel Garcia, percebeu a existência de considerável quantidade de ouro na região, denunciada pelo pó amarelo encontrado no leito e fundo do rio. Foi erguida uma capela. Nascia Mariana, uma menina plebeia que depois se