Cidadania
A) Porque a escola não é cidadã? Só existe cidadania onde existe total participação politica, e na escola não existe total participação.
CIDADANIA: Antes de qualquer outra definição, a cidadania é uma prática em que os indivíduos são reunidos em uma coletividade onde se instituirão valores democráticos. E a cada membro é reservada a participação total em busca de ideias democráticos.
POLTICA: Ação Coletiva que constitui a sociedade, e apenas por ela, se define o que é ser cidadão, como será e como deve ser a sua exercida a sua pratica enquanto cidadão.
TAREFA DA ESCOLA NO CONTEXTO DA SOCIEDADE MODERNA: a escola pública é de todos, e não é um direto individual de uma família ou um homem. Ela apresenta uma das primeiras condições de construção democrática, e uma dessas condições é o direto que todos tem de ter acesso a essa instituição, sem que um grupo ou uma pessoa tenha seu ingresso privilegiado por qualquer tipo de situação que o difere de outra pessoa.
B) Como diz a autora: não é papel da escola, ser cidadã. E nem poderia ser, pois, a cidadania só pode ser exercida em instituições totalmente politica, e a escola por sua vez não é. Por isso, os indivíduos não tem espaço para isso, não há vez para que a cidadania seja exercida.
O que não a exclui de praticas relacionadas a cidadania, principalmente quando o assunto é formar cidadãos. Esse de fato é um papel que deve ser exercido na escola. Mesmo a cidadania não sendo exercida na escola, ela pode e deve ser aprendida nessa instituição. Enquanto aluno (criança), o individuo aprende a ser um adulto cidadão, mas não é certo que aprenda apenas a ser um cidadão de direitos, ainda dentro do papel da escola, cabe também, instruir esse aluno a ser um cidadão de deveres.
Explicar e tornar parte da vida escolar, a obrigatoriedade de inserir este individuo à vida cidadã é fundamental para que a sua pratica seja feita de forma democrática, sabendo quando, onde e como devem ser exercidos seus